"O que você sabe sobre desenvolver jogos?"
Eu? Nada de especial! Quer dizer, sabia que precisaria programar, definir o gênero, criar uma história, mecânicas, personagens, artes — e mais uma porrada de coisas. Mas calma, não comecei por aí. Decidi esquecer essa lista infinita e focar só no primeiro passo: facilitar a minha jornada e não sair da minha bolha.
Unity, Cry Engine, Unreal Engine, Game Maker, Godot Game Engine...por enquanto nada de game engine!
Com "minha bolha" você quer dizer "zona de conforto?"
Exato! Aproveitando meu conhecimento em "web", resolvi que seria um jogo interativo baseado em texto — basicamente um site com texto, imagens, botões e vários IFs. Embora tentado a usar alguma engine, vamos deixar isso básico por enquanto.
Mas calma, não tao básico, eu precisava aprender novas tecnologias, lembra? E claro, queria algo visualmente bonito. Então, com a ajuda das IAs do Nexus, eu comecei a jornada:
- Criei uma visão geral do jogo: premissa, objetivo, mecânicas, etc.
- Defini as tecnologias: Vue.js para interface, Twine para prototipação, e até considerei Laravel para upgrades futuros (novidades pra mim, mas ainda na zona de conforto).
- Criei um repositório no GitHub (finalmente limpei a poeira do meu perfil abandonado).
- Estruturei as pastas básicas: assets, drafts, source, roteiros.
- E claro, criei um cronograma... completamente irrealista, mas só descobri isso depois. 😹
Acho que essa lista já dá um panorama, então vamos explorar um pouco:
1 - Criei uma visão geral do jogo
Você já sabe sobre o meu conceito da "bolha", certo? Nessa fase, só ampliei a ideia. Pensei: e se cada fase fosse uma bolha inspirada em diferentes cenários que lembrassem outros jogos que o jogador já jogou? E se fosse multigênero com várias rotas? E se, ao falhar, o jogador fosse transferido para outra bolha/fase? E se cada bolha fosse altamente imersiva e com pequenas variações entre a bolha e a realidade...? E se o vilão estivesse ligado ao tempo? Um cronômetro? E se independentemente de o jogador vencer, a bolha estoura, e a realidade o chama de volta?
Foi um brainstorm sem fim. E adivinha? Continua até hoje. Mas o segredo é anotar tudo e seguir adiante com o que dá.2 - Defini as tecnologias
Aqui eu estava completamente perdido, não fazia ideia de qual tecnologia usar, além de que seria um jogo para navegador. Mas aí, com a ajuda das IA's do Nexus, consegui organizar minhas ideias e defini as principais:
Praticidade em primeiro lugar! |
Ninguém faz meme dessa coisa! |
Quanto ao Laravel, bem... isso foi pensando em upgrades futuros. Lembra que falei que os progressos seriam mantidos apenas durante a sessão? Para um jogo de 5 minutos, tudo bem. Mas pensando em algo maior, um sistema de save seria útil. Laravel serviria como backend, com Vue.js no frontend. E a integração entre os dois é fácil, então, por enquanto, essa é a minha aposta para o futuro.
E claro, além dessas, minhas fiéis companheiras que me ajudaram até aqui: ChatGPT, Gemini (às vezes meio burrinha, confesso), e Perplexity.
Um dia ainda testo Copilot. |
Agora, eu deveria falar sobre o ponto 3, mas esse post já está ficando longo demais. E pra ser sincero, os pontos 3 e 4 não têm tanto mistério. Então, vamos pular para o 5 — a história do meu cronograma nada realista 😹.
Mas essa história você verá em "Já que não sou popular, vou criar um plano infalível para o meu jogo."
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