"O que você sabe sobre desenvolver jogos?"
Eu? Nada de especial! Quer dizer, sabia que precisaria programar, definir o gênero, criar uma história, mecânicas, personagens, artes — e mais uma porrada de coisas. Mas calma, não comecei por aí. Decidi esquecer essa lista infinita e focar só no primeiro passo: facilitar a minha jornada e não sair da minha bolha.
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Unity, Cry Engine, Unreal Engine, Game Maker, Godot Game Engine...por enquanto nada de game engine! |
Com "minha bolha" você quer dizer "zona de conforto?"
Exato! Aproveitando meu conhecimento em "web", resolvi que seria um jogo interativo baseado em texto — basicamente um site com texto, imagens, botões e vários IFs. Embora tentado a usar alguma engine, vamos deixar isso básico por enquanto.
Mas calma, não tao básico, eu precisava aprender novas tecnologias, lembra? E claro, queria algo visualmente bonito. Então, com a ajuda das IAs do Nexus, eu comecei a jornada:
- Criei uma visão geral do jogo: premissa, objetivo, mecânicas, etc.
- Defini as tecnologias: Vue.js para interface, Twine para prototipação, e até considerei Laravel para upgrades futuros (novidades pra mim, mas ainda na zona de conforto).
- Criei um repositório no GitHub (finalmente limpei a poeira do meu perfil abandonado).
- Estruturei as pastas básicas: assets, drafts, source, roteiros.
- E claro, criei um cronograma... completamente irrealista, mas só descobri isso depois. 😹
Acho que essa lista já dá um panorama, então vamos explorar um pouco:
1 - Criei uma visão geral do jogo
Você já sabe sobre o meu conceito da "bolha", certo? Nessa fase, só ampliei a ideia. Pensei: e se cada fase fosse uma bolha inspirada em diferentes cenários que lembrassem outros jogos que o jogador já jogou? E se fosse multigênero com várias rotas? E se, ao falhar, o jogador fosse transferido para outra bolha/fase? E se cada bolha fosse altamente imersiva e com pequenas variações entre a bolha e a realidade...? E se o vilão estivesse ligado ao tempo? Um cronômetro? E se independentemente de o jogador vencer, a bolha estoura, e a realidade o chama de volta?
Foi um brainstorm sem fim. E adivinha? Continua até hoje. Mas o segredo é anotar tudo e seguir adiante com o que dá.2 - Defini as tecnologias
Aqui eu estava completamente perdido, não fazia ideia de qual tecnologia usar, além de que seria um jogo para navegador. Mas aí, com a ajuda das IA's do Nexus, consegui organizar minhas ideias e defini as principais:
Praticidade em primeiro lugar! |
Ninguém faz meme dessa coisa! |
Quanto ao Laravel, bem... isso foi pensando em upgrades futuros. Lembra que falei que os progressos seriam mantidos apenas durante a sessão? Para um jogo de 5 minutos, tudo bem. Mas pensando em algo maior, um sistema de save seria útil. Laravel serviria como backend, com Vue.js no frontend. E a integração entre os dois é fácil, então, por enquanto, essa é a minha aposta para o futuro.
E claro, além dessas, minhas fiéis companheiras que me ajudaram até aqui: ChatGPT, Gemini (às vezes meio burrinha, confesso), e Perplexity.
Um dia ainda testo Copilot. |
Agora, eu deveria falar sobre o ponto 3, mas esse post já está ficando longo demais. E pra ser sincero, os pontos 3 e 4 não têm tanto mistério. Então, vamos pular para o 5 — a história do meu cronograma nada realista 😹.
Mas essa história você verá em "Já que não sou popular, vou criar um plano infalível para o meu jogo."
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